JURISTAS DO AMANHÃ OU DE HOJE?

A aceleração da introdução de tecnologias 4.0 no trabalho, com ênfase nos serviços jurídicos, em razão do isolamento social

  • Raul Gouveia Vilela UNIFOP
  • Juliana Evangelista de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O termo Revolução 4.0 surgiu em 2011, sendo popularizada a partir de 2016 por meio de publicações do Fórum Econômico Mundial. Esta é caracterizada, dentre outras coisas, por uma internet mais veloz e conectada e possui expoentes físicos, digitais e biológicos. Nesse sentido, a popularização da tecnologia 4.0 era tímida e crescia moderadamente, entretanto, o isolamento social forçado em razão do combate a pandemia de coronavírus modificou as relações da sociedade com a tecnologia e o serviço jurídico passou a experimentar o que outrora era tido como um cenário longínquo de cooperação homem-máquina. Tal pesquisa foi realizada de maneira exploratória com revisão da bibliografia existente sobre o tema, de maneira a concluir pela necessidade dos juristas ressignificarem a sua forma de trabalho.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do 3° ano de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Integrante do Grupo de estudos em Filosofia do Direito (Gefid) na Universidade Federal de Ouro Preto. Voluntário no projeto "Mapeamento Profissiográfico do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais(Deceg) da UFOP. Bolsista no projeto "Economia Solidária" do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais(Deceg) da UFOP.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora de Direito Civil e Direito Digital.

 

Publicado
2020-11-10
Como Citar
VILELA, Raul Gouveia; ALMEIDA, Juliana Evangelista de. JURISTAS DO AMANHÃ OU DE HOJE?. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 20, n. 1, nov. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3194>. Acesso em: 26 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v20i1.3194.
Seção
Artigos Seção Especial: Direito e Estado na Era Digital