DEMOCRACIA DIGITAL

O papel da tecnologia no restabelecimento dos vínculos sociedade-estado

  • Rodrigo Goldschmidt
  • Beatriz de Felippe Reis

Resumo

No texto verificou-se a influência das novas tecnologias no restabelecimento dos vínculos entre sociedade e Estado. Abordou-se a crise de representatividade no Brasil e de que forma a tecnologia pode contribuir para o exercício da cidadania. Analisou-se o processo de participação política na sociedade da informação e quais os riscos das novas tecnologias para o processo democrático. Baseado em um método dedutivo, verificou-se que a tecnologia vem ampliando a interação sociedade-Estado, permitindo maior participação, maior capacidade de mobilização e de articulação dos cidadãos. Por fim, conclui-se que a sociedade encontra-se vulnerável à manipulação, à desinformação e ao desvirtuamento da verdade, o que coloca em risco o processo democrático.

Biografia do Autor

Rodrigo Goldschmidt

Pós-Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor e Pesquisador do PPGD – Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense – PPGD/UNESC. Coordenador do GP – DIREITO DO TRABALHO UNESC. Juiz do Trabalho Titular de Vara do Tribunal Regional do Trabalho – TRT12.

Beatriz de Felippe Reis

Mestranda em Direito no PPGD/UNESC. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisadora junto ao GP – DIREITO DO TRABALHO UNESC. Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho – TRT4. Membro do CIELO LABORAL.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
GOLDSCHMIDT, Rodrigo; REIS, Beatriz de Felippe. DEMOCRACIA DIGITAL. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 177 - 200, dec. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3211>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Parte I - RELAÇÃO DO DIREITO COM A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA