DEMOCRACIA DIGITAL
O papel da tecnologia no restabelecimento dos vínculos sociedade-estado
Resumo
No texto verificou-se a influência das novas tecnologias no restabelecimento dos vínculos entre sociedade e Estado. Abordou-se a crise de representatividade no Brasil e de que forma a tecnologia pode contribuir para o exercício da cidadania. Analisou-se o processo de participação política na sociedade da informação e quais os riscos das novas tecnologias para o processo democrático. Baseado em um método dedutivo, verificou-se que a tecnologia vem ampliando a interação sociedade-Estado, permitindo maior participação, maior capacidade de mobilização e de articulação dos cidadãos. Por fim, conclui-se que a sociedade encontra-se vulnerável à manipulação, à desinformação e ao desvirtuamento da verdade, o que coloca em risco o processo democrático.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.