REGULAÇÃO JURÍDICA DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
A PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES NO CONTEXTO DA CRESCENTE UBERIZAÇÃO DA ECONOMIA COLABORATIVA
Resumo
Trata da difusão de novas tecnologias, representadas pela propagação de aplicativos que estão ao alcance da grande parcela da população e as influências dessas no mercado de trabalho. As relações de trabalho da pós-modernidade têm como características em comum, dentre outras, a informalidade, as baixas remunerações e a inexistência de segurança jurídica e as consequências destas novas características são drásticas e perigosas, uma vez que geram a precarização das relações de trabalho e a diminuição da arrecadação de tributos. Dentro desse contexto, o artigo enfatiza a relação jurídica entre os trabalhadores e o aplicativo Uber, bem como a necessidade de aperfeiçoamento desta regulamentação jurídica e seus fatores impeditivos. Conclui-se que os avanços tecnológicos são inevitáveis, que o mercado de trabalho já está sendo revolucionado por meio destes avanços e que a regulamentação jurídica se torna cada vez mais essencial. Para elaboração do presente artigo, se utilizou o método dedutivo, bem como a vertente metodológica qualitativa, por meio de pesquisa documental direta, no que tange a análise de documentos, artigos, livros, teses de mestrado e legislações específicas.
Palavras-Chave: Mercado de Trabalho. Novas tecnologias. Aplicativos de mobilidade urbana. Uber. Regulamentação Jurídica.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.