GOVERNO ELETRÔNICO ENQUANTO PLATAFORMA PARA O CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
UMA ANÁLISE ACERCA DOS PORTAIS ELETRÔNICOS NO ÂMBITO MUNICIPAL
Resumo
O presente estudo envolve os temas governo eletrônico e controle social de políticas públicas voltadas à proteção da criança e do adolescente, sendo que busca detalhar quais as necessidades informacionais para o exercício desse controle social, a partir da transparência ativa eletrônica, para, em seguida, comparar a existência dessas informações nos portais eletrônicos dos cinco municípios mais transparentes do Estado de Santa Catarina, segundo avaliação realizada pela Controladoria Geral da União – CGU, o qual ranqueou, na ordem, os municípios de Chapecó, Blumenau, São Bento do Sul, Gaspar e Lages, e, ao final, responder acerca da satisfação ou não das necessidades informacionais exigidas. A tipologia da pesquisa realizada pode ser classificada como descritiva, sendo que para realização do trabalho será utilizado o método de abordagem dedutivo, e como método de procedimento comparativo, a partir de técnicas de pesquisa bibliográfica e documentação indireta. Será adotado como referencial o relatório final de auditoria operacional realizada no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC – RLA-11/00655732, a qual avaliou as políticas públicas voltadas à proteção da criança e do adolescente no município de Gaspar. A partir da pesquisa realizada, foi possível diagnosticar, no portal da transparência do município, a ausência de todas as informações necessárias para realização do controle social proposto.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.