ERA DIGITAL E CONTROLE DA INFORMAÇÃO

Resumo

O presente artigo tem por objeto a era digital e o controle da informação. Considerando a sociedade atual e seu entrelaçamento com a tecnologia, este artigo tem por objetivo realizar uma rápida abordagem sobre a questão da transformação digital ocorrida na sociedade e a sua importância no controle da informação. Para atingir o objetivo proposto, inicialmente faz-se um alerta quanto a necessidade de uma abordagem interdisciplinar do tema, para em seguida partir para uma breve abordagem das diferentes revoluções industriais. Após, aborda-se o controle do saber e da informação, os impactos das tecnologias digitais no exercício do poder e da democracia, a lógica racional utilizada na informática e as fakes news no Brasil. Finalmente, tece-se algumas considerações finais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Direito (Filosofia do Direito e da Política) e Mestre em Direito (Instituições Jurídico-Políticas) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou Estágios de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM) e Professor Convidado do PPGD do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Na UFSC foi Professor Titular de Teoria do Processo do Departamento de Direito e Professor Permanente do PPGD, de 1991 a 2016, tendo ocupado a Chefe do Departamento de Direito e Coordenado do Curso de Graduação e o Mestrado Profissional em Direito. É membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal (IIDP) e sócio fundador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). Publicou diversos livros e mais de uma centena de artigos em coletâneas e revistas especializadas, principalmente sobre Ensino e Pesquisa em Direito, Direito Educacional, Direitos Humanos, Teoria do Processo e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora e Mestre em Direito pela UFSC. Professora da Escola de Direito do UNIVEM. Professora Permanente e Coordenadora Adjunta do PPGD/UNIVEM. Coordenadora do NAPEx/UNIVEM.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora e Mestre em Direito pela UFSC. Professora da Escola de Direito da IMED. Professora Permanente do PPGD/IMED. Pesquisadora da Fundação Meridional.

Publicado
2020-11-10
Como Citar
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; BECHARA, Gabriela Natacha; GRUBBA, Leilane Serratine. ERA DIGITAL E CONTROLE DA INFORMAÇÃO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 20, n. 1, nov. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3268>. Acesso em: 19 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v20i1.3268.
Seção
Artigos Seção Especial: Direito e Estado na Era Digital