CONVERSÃO DO DIREITO POSITIVO AO DIREITO SUBJETIVO MODERNO
Resumo
CONVERSÃO DO DIREITO POSITIVO AO DIREITO SUBJETIVO MODERNO
THE CONVERTING OF POSITIVE RIGHT INTO THE MODERN SUBJECTIVE RIGHT
RESUMO
O presente texto tem como objetivo explicitar a passagem do Direito positivo ao Direito subjetivo. Para realizar tal tarefa, seguiremos a descrição histórica do clássico livro de Michel Villey. Essa discussão é importante, pois retoma a centralidade do homem, no interior da reflexão jurídica. Colocar o sujeito como centro do debate jurídico, como sabemos, só foi possível com a entrada da subjetividade no discurso filosófico.
PALAVRAS-CHAVE: Direito positivo. Direito subjetivo. Hermenêutica. Sujeito.
ABSTRACT
This text is intended to explain the passage from positive Law to subjective Law. To do so we will follow the historical description of the classic book by Michel Villey. This discussion is important once it incorporates the centrality of man within the legal reflection. To put the subject as the center of legal debate, as we know, was only possible with the entry of subjectivity in philosophical discourse.
KEYWORDS: Positive law. Subjective Law. Hermeneutics. Subject.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.