O DIREITO BÁSICO QUE TODOS POSSUEM EM CONVIVER COM A DIFERENÇA: O PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS
Resumo
O DIREITO BÁSICO QUE TODOS POSSUEM EM CONVIVER COM A DIFERENÇA: O PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS
THE BASIC RIGHT THAT EVERYONE HAS OF LIVING WITH THE DIFFERENCE: THE INCLUSIVE PROCESS OF CHILDREN WITH DISABILITIES
RESUMO
O artigo trata sobre a inclusão das pessoas com deficiências nas escolas, versando tanto sobre o ponto de vista do incluído, como dos que convivem com a inclusão, demonstrando claramente os pontos positivos trazidos para ambos. Inicialmente, é feita uma abordagem constitucional, em seguida, é feita a análise sobre as políticas públicas de inclusão dessa categoria e o posicionamento do governo sobre a temática. E, por fim, é dada ênfase à importância da inclusão e às transformações humanas geradas por ela, tanto na pessoa com deficiência, que passa a conviver com a maioria, como, e principalmente, da maioria que passa a conviver com a minoria, porque esse também configura um direito básico de todo cidadão, saber conviver com a diferença.
PALAVRAS-CHAVE: Pessoas com Deficiência. Inclusão Social. Direito Fundamental
ABSTRACT
The article deals with the inclusion of people who have disabilities in schools, covering both on the point of view included, as those who live with the inclusion, clearly demonstrating the strengths brought to both. We begin with a constitutional approach, then the analysis is made on the public policy of inclusion of this category and the government's position on the subject, and finally, the emphasis is on the importance of inclusion and human transformations generated by it, both in disabled person who has to deal with most, but, above, the majority has to deal with the minority, because it also sets up a basic right of every citizen to live with knowing the difference.
KEYWORDS: People who have Disabilities. Social Inclusion. Fundamental Right
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.