ANÁLISE DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA OFENSA À EDUCAÇÃO ENQUANTO UM DIREITO DA PERSONALIDADE

  • Dirceu Pereira Siqueira
  • Mayume Caires Moreira Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

Resumo

Este artigo tem por objetivo relacionar as temáticas educação, desigualdade e a necessária ampliação dos direitos da personalidade. O Brasil é retratado internacionalmente como um dos países mais desiguais do mundo, em razão do alto índice de desigualdade de renda. Ocorre que, a educação por estar diretamente ligada a desigualdade de renda, configura-se, também, como uma das principais fontes de desigualdade no Brasil. Diante disso, norteia a presente pesquisa a seguinte questão problema: De que forma a desigualdade educacional ofende o direito da personalidade à educação?  Para respondê-la, o artigo utiliza o método de abordagem dedutivo e aplica a técnica de investigação de revisão bibliográfica não sistemática realizada em bases de dados nacionais e estrangeiras, como o Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Digital UniCesumar (BDU), o Scielo e o Google Acadêmico. Como resultados, tem-se, em suma, que os dados atuais da educação no Brasil evidenciam um cenário de prejuízos à liberdade de desenvolvimento da personalidade e de ofensa ao direito da personalidade à educação, já que a desigualdade educacional prejudica o salto de um estrato educacional inferior para um superior, bem como dificulta o desenvolvimento de capacidades de interação e transformação social e de rompimento com barreiras de desigualdades historicamente estruturadas na sociedade.

Biografia do Autor

Dirceu Pereira Siqueira

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Direito na Universidade Cesumar - UNICESUMAR (desde 2018); Estágio Pós-Doutoral em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, área de concentração em "Democracia e Direitos Humanos", sob orientação do Prof. Doutor Jónatas Eduardo Machado (2014); Doutor (2013) e Mestre (2008) em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru; Especialista (2006) Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP); Graduado em Direito (2002) pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Direito com ênfase em Direitos da Personalidade pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UniCesumar. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR. Graduada em Direito pela Universidade Cesumar de Maringá - UNICESUMAR, com bolsa PROUNI (Programa Universidade para Todos- Governo Federal). Editora- adjunta da Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO - "Qualis/Capes B2". Assistente Editorial da "Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) - Qualis/Capes B1"; Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade da Universidade Cesumar. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Universitária. Advogada. E-mail: mayumecaires@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8163-7406

Publicado
2023-12-18
Como Citar
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; MOREIRA, Mayume Caires. ANÁLISE DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA OFENSA À EDUCAÇÃO ENQUANTO UM DIREITO DA PERSONALIDADE. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 25 - 46, dec. 2023. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3546>. Acesso em: 18 may 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v23i1.3546.
Seção
Artigos Seção Geral