CRIMES INTERNACIONAIS REPRESENTADOS NA OBRA “MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE” DE ART SPIEGELMAN
Resumo
O objetivo central deste artigo consiste em realizar uma análise das narrativas presentes na obra "Maus: a história de um sobrevivente", escrita por Art Spiegelman, focalizando especialmente sua representação dos crimes definidos nos tratados internacionais. A ênfase recai sobre a exposição do fenômeno do Holocausto presente na obra, revelando práticas que se configuram como crimes internacionais, tal como conceituados no contexto dos extermínios promovidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A investigação e compreensão dos crimes internacionais e sua representação na cultura tornam-se fundamentais para uma análise mais abrangente desse fenômeno em específico. Nesse sentido, a literatura desempenha um papel de destaque, conferindo uma narrativa mais rica ao Direito e humanizando sua interpretação. Ademais, a literatura pode impactar o campo jurídico, contribuindo para aprofundar a compreensão das emoções, sentimentos e relações envolvidas, visando a uma melhor análise dos eventos históricos. Essa abordagem revela-se fundamental para preencher a lacuna temporal e confrontar a "afastamento da realidade" provocado pelo possível enfoque estritamente positivista do direito, ao trazer à tona dilemas éticos e morais frequentemente negligenciados pela abordagem puramente técnico-jurídica.
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