CRIMES INTERNACIONAIS REPRESENTADOS NA OBRA “MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE” DE ART SPIEGELMAN

  • Marco Aurélio Moura dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM
  • Cláudia Marcia Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo central deste artigo consiste em realizar uma análise das narrativas presentes na obra "Maus: a história de um sobrevivente", escrita por Art Spiegelman, focalizando especialmente sua representação dos crimes definidos nos tratados internacionais. A ênfase recai sobre a exposição do fenômeno do Holocausto presente na obra, revelando práticas que se configuram como crimes internacionais, tal como conceituados no contexto dos extermínios promovidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A investigação e compreensão dos crimes internacionais e sua representação na cultura tornam-se fundamentais para uma análise mais abrangente desse fenômeno em específico. Nesse sentido, a literatura desempenha um papel de destaque, conferindo uma narrativa mais rica ao Direito e humanizando sua interpretação. Ademais, a literatura pode impactar o campo jurídico, contribuindo para aprofundar a compreensão das emoções, sentimentos e relações envolvidas, visando a uma melhor análise dos eventos históricos. Essa abordagem revela-se fundamental para preencher a lacuna temporal e confrontar a "afastamento da realidade" provocado pelo possível enfoque estritamente positivista do direito, ao trazer à tona dilemas éticos e morais frequentemente negligenciados pela abordagem puramente técnico-jurídica.

Biografia do Autor

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Doutor em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura TJ/SP. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP. Professor de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Servidor Público Federal no Tribunal Regional Federal da 3 Região. Pesquisador do CEPIM-GEPIM Centro de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em estância pós doutoral no Instituto de Derechos Humanos Pedro Arrupe - Universidad de Deusto - Espanha.

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Consultora Jurídica em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Direito do Consumidor. Graduada pela Universidade de Brasília (1985) e mestrado em Direito (Instituições Jurídico-políticas) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Doutora em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Curso de Doutorado em Direito em Instrumentos Jurídicos de Cambio Social y Económico na Universidade de Deusto (Bilbao/ES). Visiting Scholar e Pós-Doutoranda na Universidade de Deusto (Bilbao/ES). É professora dos cursos de graduação e pós lato sensu da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e convidada em diversas instituições nacionais e internacionais nas áreas de direito constitucional, sustentabilidade e consumo.

Publicado
2024-04-12
Como Citar
DOS SANTOS, Marco Aurélio Moura; COSTA, Cláudia Marcia. CRIMES INTERNACIONAIS REPRESENTADOS NA OBRA “MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE” DE ART SPIEGELMAN. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 69 - 87, apr. 2024. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3568>. Acesso em: 18 may 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v23i1.3568.
Seção
Artigos Seção Geral