VINTE ANOS DE ESTATUTO DO IDOSO
O PAPEL DE O ESTADO DE S. PAULO NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA EFEMÉRIDE
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como o jornal O Estado de S. Paulo, nas versões impressa e digital, tratou em seu noticiário, entre outubro de 2003 e janeiro de 2019, o Estatuto do Idoso, que completou 20 anos em outubro de 2023. Trata-se de uma efeméride que, apesar de pouco lembrada pelo jornal, aciona, em suas reportagens, a memória coletiva (HALBWACHS, 1990) sobre a importância da conquista de brasileiros e brasileiras acima de 60 anos aos direitos fundamentais do idoso. A análise qualitativa centra-se nos estudos da memória e nos enunciados das matérias (títulos) e no seu grafismo, isto é, no posicionamento espacial (no jornal impresso); e no seu volume, ou seja, no número de caracteres que cada texto recebeu (na versão digital). Concluímos que apesar de poucas, as matérias publicadas nas duas versões de O Estado de S. Paulo, receberam destaque (impresso) e com elevado volume de caracteres (digital).
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.