SUSTENTABILIDADE: UM NOVO MANTRA, UMA NOVA UTOPIA?
Resumo
Verificando a existência de diversas nuances da sustentabilidade, o texto apresenta algumas contribuições para o debate do tema. Partindo da análise de parte da obra de Foucault, investigam-se os constantes intercâmbios entre o discurso em produção e outros discursos, com as instituições sociais e o poder que elas expressam, de forma a verificar se a sustentabilidade pode ser concebida como discurso ideológico. O trabalho questiona se a sustentabilidade está erigida em ideais da modernidade de forma a hegemonizar e uniformizar o sistema, funcionando como engrenagem do capitalismo. Critica-se a visão utilitarista e tecnocientífica da sustentabilidade, apontando-se que ainda que normalmente alinhada à noção de conservação de capital natural para futuras gerações, seu espectro de compreensão requer uma alteração do paradigma antropocêntrico que coloca o homem como o vértice de todo o sistema. Propõe, finalmente, a reflexão sobre o conteúdo normativo, ou não, da sustentabilidade, indicando que poderia ser compreendida como um princípio geral e sistêmico.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.