REDEFININDO A ALOCAÇÃO DOS RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

  • Marcelo Pereira dos Santos Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Resumo

O presente trabalho retrata o cenário aquoso em que os contratos públicos estão inseridos, destacando aspectos relacionados à eficiência, assim como ao regime de repartição de riscos. Esta investigação se justifica pela necessidade de readequar às práticas negociais da Administração Pública, levando em conta as ambivalências, incertezas e instabilidades que incidem sobre a sociedade pós-moderna. Isso requer um processo contínuo de aperfeiçoamento dos métodos, exigindo também certa flexibilidade da rigidez normativa destinada à regulação dos pactos administrativos, especialmente no que tange aos empreendimentos de grande vulto. Além de identificar as incongruências do regime de repartição de áleas, consagrado pela Lei nº 8.666/93, este artigo tem por escopo revelar uma sistemática de distribuição de riscos fundada nos ideais de sustentabilidade e boa governança. Para atingir tal propósito foi empregada a metodologia dialético-descritiva, partindo de um diálogo entre autores da Ciência do Direito e especialistas em modelagem de projetos. Como resultado final da pesquisa ficou evidenciado que a acomodação dos riscos em conformidade à capacidade das partes contratantes e a dinâmica eficiente da Administração Pública se revelam pressupostos para aplicabilidade prática do termo sustentabilidade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá. Tem pós-graduação em Direito Público pela Universidade Gama Filho. É bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente, é Professor de Direito Civil e Empresarial do Curso de Bacharelato em Direito da Universidade Estácio de Sá. Também exerce a função de Tutor-Coordenador do Curso de graduação (EaD) em Administração de Empresas da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), atuando, paralelamente, como Tutor-Presencial das disciplinas Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Comercial, Legislação Social, Legislação Tributária e Métodos e Técnica de Pesquisa. Tem experiência nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional, Civil e Empresarial; com ênfase em contratos administrativos, contratos privados, sociedades empresariais e direitos fundamentais. Esteve envolvido, como pesquisador (bolsista), em projetos ligados à gestão de riscos, coordenados pela COPPETEC/UFRJ. Foi instrutor de Direito/Legislação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, desenvolvendo a atividade de docência nos cursos de formação e qualificação de agentes em diversos níveis da carreira. Desempenhou a função de tutor a distância nos cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Publicado
2014-12-15
Como Citar
SANTOS, Marcelo Pereira dos. REDEFININDO A ALOCAÇÃO DOS RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 13, p. 179-199, dec. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/450>. Acesso em: 19 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v13i0.450.
Seção
Artigos Seção Geral