A RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELOS DANOS AMBIENTAIS À LUZ DA SOCIEDADE DE RISCO
Resumo
O presente artigo analisa, a partir do conceito de sociedade de risco, a responsabilidade do Estado pelo dano ambiental. De acordo com essa teoria, os avanços tecnológicos e as novas descobertas científicas trouxeram uma série de riscos desconhecidos pelo homem, imprevisíveis e com proporções inimagináveis. Assim, passando por uma análise histórica do dever de indenizar do Estado – desde a teoria da irresponsabilidade estatal até a teoria do risco administrativo, hodiernamente aceita – e pelo conceito de dano ambiental, busca-se compreender como o conceito de sociedade de risco influencia na interpretação da responsabilidade estatal por sua ação comissiva e omissiva. Deste modo, considerando que a tecnologia necessária para o desempenho de determinadas atividades não é completamente conhecida, podendo causar danos ambientais irreversíveis e que tenham efeitos globais, é necessário que seja feita uma releitura da responsabilidade do Estado por atos omissivos, devendo ser objetiva, com o fito de proteger integral e efetivamente o meio ambiente.O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.