APONTAMENTOS CRÍTICOS PARA TRATAR A QUESTÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO
Resumo
A crença na existência de uma crise ecológica que afetaria o futuro do planeta, é um dos fatores causadores do aparecimento da preocupação ecológica, que resulta na adoção de práticas não predatórias de consumo e de relações mais respeitosas com os seres não-humanos. Este ensaio parte do pressuposto da existência de uma questão ambiental, e tem como objetivos investigar algumas das causas culturais da ação predatória humana, e apontar possíveis meios pelos quais a questão ambiental possa ser tratada criticamente para a busca de superações. Segue-se o raciocínio de que a sociedade ocidental, como complexo de relações sociais, o capitalismo, enquanto modo de produção de utilidades e o direito racional, todos são decorrências da racionalidade moderna, uma lógica cognitiva e moral que transforma pessoas e natureza em instrumentos de satisfação de interesses individuais. No entanto, apesar de ser identificada como a fonte causadora da questão ambiental, a racionalidade moderna carrega consigo o potencial crítico suficiente para propiciar o desenvolvimento do respeito ecológico, necessário para equacionar e superar a questão ambiental, à medida que venha a ser aplicado como princípio na redefinição da relação dos seres humanos consigo mesmos e com a natureza. E a racionalidade moderna também pode tornar o capitalismo mais eficiente no uso e reutilização de materiais, de maneira a consumir cada vez menos recursos do planeta para satisfazer as necessidades humanas.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.