O ACESSO À JUSTIÇA E O PAPEL DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

  • Josué Justino do Rio UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
  • Marina Perini Antunes Ribeiro UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília

Resumo

O acesso à justiça tem sido objeto de diversas pesquisas acadêmicas nos últimos anos, sobretudo, em decorrência da violação de direitos humanos em várias partes do globo. Com isso, a garantia do acesso à justiça tem superado a esfera interna dos Estados e alcançado o plano internacional após a instituição de órgãos com função judicial de proteção dos direitos humanos, como a Corte Européia de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Nesta pesquisa a abordagem, porém, será direcionada ao sistema interamericano de direitos humanos, em especial à atuação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e os mecanismos disponíveis para tutelar os direitos dos indivíduos que residem nos países do continente americano. E isso, sobretudo, pelo fato de a Comissão ser um órgão quase judicial e sua atividade anteceder à da Corte Interamericana, que, embora disponha de função judicial, seu acesso está limitado à própria Comissão e aos Estados-partes da Organização dos Estados Americanos – OEA, uma vez que as vítimas de violações de direitos humanos não apresentam capacidade processual para peticionar junto à Corte. Pretende-se, desta feita, investigar se as vítimas de violação de direitos humanos no sistema interamericano não possuírem capacidade processual para postular perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, mas apenas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, viola a garantia do acesso à justiça no plano internacional.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa “Constitucionalização do Processo”, vinculado ao Programa de Mestrado do UNIVEM. Professor de Processo Penal do IMESB e da ETEC – Ídio Zucchi, Advogado. E-mail: josue_rio.direito@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Advogada e pós-graduada em Direito Contemporâneo pela Opet, mestranda em Teoria do Estado e do Direito pelo UNIVEM. Integrante do Grupo de Pesquisa “Constitucionalização do Processo”, vinculado ao Programa de Mestrado do UNIVEM. Professora da ETEC- Antonio Devisate. E-mail: marinaparibeiro@hotmail.com. 

Publicado
2014-12-15
Como Citar
RIO, Josué Justino do; RIBEIRO, Marina Perini Antunes. O ACESSO À JUSTIÇA E O PAPEL DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 13, p. 395-445, dec. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/501>. Acesso em: 19 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v13i0.501.
Seção
Artigos Seção Geral