DO DIREITO FUNDAMENTAL DO CONSUMIDOR À INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA COMO GARANTIA AO ACESSO À JUSTIÇA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo favorecer reflexões sobre o direito básico do consumidor à inversão do ônus da prova, buscando facilitar o acesso à justiça e garantir a efetividade das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor Brasileiro. A importância do tema é evidenciada no dia-a-dia da atual sociedade capitalista e consumista em que vivemos, em que o consumo de produtos e serviços se tornou sinônimo de bem-estar pessoal e social. Assim a necessidade de efetivação das normas de consumo é de suma importância para combater os desequilíbrios nas relações de consumo para aquisição dos produtos e serviços considerados essenciais à condição de existência digna do ser humano. O estudo destaca a fundamentação constitucional da defesa do consumidor como garantia e direito fundamental, protegido rigorosamente pela Carta Magna brasileira, bem como trata dos fundamentos da inversão do ônus da prova no direito consumerista, seus requisitos e a polêmica sobre o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova nas demandas judiciais de consumo. O acesso à justiça esperado com a inversão do ônus da prova representa a facilitação da defesa dos direitos do consumidor, buscando a efetivação das normas de consumo no Brasil para o alcance da justiça no acesso e na distribuição dos bens materiais de consumo, principalmente dos produtos e serviços considerados essências, observando o princípio da dignidade humana.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.