ENSINO JURÍDICO: O USO DA TEORIA KANTIANA NA BUSCA DA AUTONOMIA DO CIDAD?O

  • Raquel Rosan Christino Gitahy

Resumo

O presente artigo busca evidenciar as influências da teoria Kantiana, quanto ao conceito de autonomia, para a renovação do ensino jurídico conservador, tradicionalista, positivista, alienado e alienante. Analisando o direito como um fenômeno político, parcial e a lei como expressão da influência de classes sociais, segundo seu maior ou menor potencial financeiro, o conceito de autonomia Kantiano auxilia o ensino jurídico a considerar a necessidade do operador jurídico ser revolucionário quando encontrar a lei em conflito com a justiça.

 

Palavras-chave: Kant; autonomia; ensino jurídico; justiça; lei.

Publicado
2009-03-06
Como Citar
CHRISTINO GITAHY, Raquel Rosan. ENSINO JURÍDICO: O USO DA TEORIA KANTIANA NA BUSCA DA AUTONOMIA DO CIDADO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 2, mar. 2009. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/80>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Seção Geral