TÉCNICAS PARA REDUÇÃO DE SÓDIO NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a pesquisa de técnicas para redução de sódio na indústria alimentícia, contribuindo para redução do sódio nos alimentos, sem afetar características sensoriais do produto. O sal de cozinha é formado pelo cloreto de sódio (NaCl) sendo a referência para o gosto salgado, porém outros sais contribuem para este estímulo. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o consumo de alimentos industrializados no País é responsável por 23,8% do consumo de sódio, estima-se que essa participação aumente para 60% nos próximos anos. Devido aos riscos do alto consumo de sódio, o Ministério da Saúde desenvolveu o Plano Nacional da Redução do Sódio em Alimentos Processados, objetivando o consumo indicado pela OMS. Para isso, entre 2017 e 2020 as reduções nos alimentos industrializados chegariam a 50%. O Cloreto de Potássio vem sendo o principal ingrediente para substituição do sódio, porém não existe uma única solução técnica. No entanto, soluções customizadas para redução de sódio para cada tipo de aplicação são viáveis, como a utilização do Cloreto de Potássio (KCl) juntamente com extrato de levedura.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.