A APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS PROFUNDAS PARA DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS DANINHAS E SEU ESTADO DA ARTE
Resumo
Ervas daninhas competem por recursos naturais tanto em áreas florestais, prejudicando o desenvolvimento da vegetação nativa, quanto em áreas agrícolas, afetando a qualidade das culturas cultivadas. Assim, surge a necessidade de realizar a classificação destas espécies, para que se possa corretamente aplicar métodos mecânicos ou químicos para a contenção das pragas. Esta pesquisa, apresenta aplicação e a comparação de técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) com o intuito de automatizar a classificação de imagens referentes a plantas daninhas e vegetação nativa. Sendo que ao final é apresentada a Rede Neural Convolucional. Como diferencial, destaca-se a capacidade de autoaprendizagem da rede, fator importante uma vez que, na maioria dos casos as imagens são coletadas sob condições não ideias, a diferentes altura e níveis de iluminação. Espera-se por meio da pesquisa contribuir com informações significantes em relação a técnicas de inteligência artificial que podem ser utilizadas na classificação de imagens de plantas daninhas, o que contribuirá significativamente no ramo florestal e agrícola.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.