PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL APLICADO A VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADO PARA MONITORAMENTO REMOTO E GESTÃO DE ENERGIA
Resumo
O Processamento de Linguagem Natural – PLN – é um recurso que tem sido aplicado mais amplamente desde o início do século em uma infinidade de aparelhos e equipamentos. Como a linguagem humana está entre as interfaces mais naturais que existem, os comandos por voz e texto escrito cooperam sempre em grau significativo em aplicações para automação geral e monitoramento remoto. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho interdisciplinar é dar mobilidade e maior gerenciabilidade a um buscador solar, a recursos de medição meteorológica e à própria energia gerada utilizando um Veiculo Terrestre Não Tripulado - VTNT - controlado por PLN. As áreas envolvidas neste trabalho são Linguística, PLN, Computação, Mecatrônica, Meteorologia e Gestão de Energia. Para a pesquisa, foram utilizados os protótipos em operação – VTNT e buscador solar – que são partes integrantes do Projeto Solar-Sima. Os resultados indicam que o uso do PLN para essas aplicações não apenas otimizam como também tornam o monitoramento remoto e a gestão da energia mais intuitivos, velozes e eficazes.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.