PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL APLICADO A VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADO PARA MONITORAMENTO REMOTO E GESTÃO DE ENERGIA

  • Edio Roberto Manfio Faculdade de Tecnologia de Garça
  • Marcos Vinicius Bueno de Morais IpMet Bauru - Unesp
  • Marcos Paulo Guimarães Guerra Faculdade de Tecnologia de Garça
  • Fábio Carlos Moreno Faculdade do Norte do Paraná - Unopar

Resumo

O Processamento de Linguagem Natural – PLN – é um recurso que tem sido aplicado mais amplamente desde o início do século em uma infinidade de aparelhos e equipamentos. Como a linguagem humana está entre as interfaces mais naturais que existem, os comandos por voz e texto escrito cooperam sempre em grau significativo em aplicações para automação geral e monitoramento remoto. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho interdisciplinar é dar mobilidade e maior gerenciabilidade a um buscador solar, a recursos de medição meteorológica e à própria energia gerada utilizando um Veiculo Terrestre Não Tripulado - VTNT - controlado por PLN. As áreas envolvidas neste trabalho são Linguística, PLN, Computação, Mecatrônica, Meteorologia e Gestão de Energia. Para a pesquisa, foram utilizados os protótipos em operação – VTNT e buscador solar – que são partes integrantes do Projeto Solar-Sima. Os resultados indicam que o uso do PLN para essas aplicações não apenas otimizam como também tornam o monitoramento remoto e a gestão da energia mais intuitivos, velozes e eficazes.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Tecnologia de Garça onde desenvolve projeto em Regime de Jornada Integral - RJI. Atua nas áreas de Linguística Geral, Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Dialetologia, Processamento de Linguagem Natural, Processamento de Sinais da Fala, Análise do Discurso e Linguística Textual. Possui também formação na área de eletrônica.

Publicado
2019-11-27
Como Citar
MANFIO, Edio Roberto et al. PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL APLICADO A VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADO PARA MONITORAMENTO REMOTO E GESTÃO DE ENERGIA. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 12, n. 01, p. 01 - 16, nov. 2019. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2838>. Acesso em: 23 apr. 2024.