Comunicação organizacional
Resumo
RESUMO As organizações geralmente possuem problemas quando se trata do aspecto de comunicação. As pessoas possuem diferentes valores e visões de mundo. Devido a tais dificuldades de relações entre indivíduos, surge a necessidade de um estudo que tem como tema a comunicação organizacional, enfatizando dois aspectos de linguagem: a formal e a informal. Assim, objetivou-se diagnosticar o processo de comunicação do comportamento do indivíduo dentro do ambiente empresarial interno e externo. Optou-se pela pesquisa qualitativa, quando foram analisadas as informações coletadas e comparadas a partir de base teórica. Os resultados demonstram o comportamento humano visto pela comunicação organizacional do ponto de vista das diferenças das características formais e informais dentro da empresa. A formal permite à organização manter total controle sobre a comunicação institucionalizada, contudo gera pontos negativos dada a insegurança por parte dos funcionários, visto que não leva às soluções dos problemas aos seus superiores, devido a uma política estabelecida pela própria empresa. Já no caso da informal, as dificuldades são causadas por restrições da estrutura hierárquica. Fatores corriqueiros, à primeira vista prejudiciais, podem afetar a imagem da empresa e do indivíduo, como por exemplo, a “fofoca”, quando, em ambiente laboral, os funcionários dedicam tempo de jornada tecendo comentários sobre assuntos nem sempre relacionados ao trabalho. Entretanto, tal prática apresenta como ponto positivo a agilidade ao fluxo de informação e, consequentemente, rapidez na solução do problema. Portanto, a comunicação organizacional formal e informal identificadas na empresa são fatores-chave de uma estrutura bem planejada. Palavras-chave Comunicação formal. Comunicação informal. Comportamento organizacional.O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.