As políticas públicas nacionais e as ações nas escolas estaduais no município de Marília

  • Cassia Machado UNIVEM
  • Raquel Christina Ferraroni Sanches UNIVEM

Resumo

RESUMO
No sistema educacional, todos alunos que, de alguma forma, possuem deficiência aparente no aprendizado normal ou que se apresentam como exceção à regra da maioria do alunado, são denominados, hoje, como aluno com necessidades educacionais especiais. Registra-se que a educação especial, diante do cenário da inclusão, adquire um novo papel, qual seja o de auxiliar, quando possível, a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais na sala de aula comum das escolas da rede pública de ensino. Nesse diapasão, os alunos da educação especial englobam todo alunado com necessidades educacionais especiais, e o Estado, tal como dispõe a lei maior, prioriza a educação dos alunos com necessidades especiais, proporcionando uma oferta de vagas na educação regular, valorizando as diferenças e atendendo à necessidade específica do educando. Nesse contexto, destaca-se o Serviço de Apoio Especializado (SAPE), que foi criado por meio da Resolução nº 11/2008, e tem por objetivo a inclusão educacional, criando condições para que os alunos sejam atendidos conforme sua especialidade. A realização desse trabalho se pauta em revisão bibliográfica, com o método hipotético-dedutivo.
PALAVRAS-CHAVE
Necessidade Educacional Especial (NEE); Políticas Públicas; Escolas da Rede Pública Município de Marília.
Publicado
2014-02-22
Como Citar
MACHADO, Cassia; SANCHES, Raquel Christina Ferraroni. As políticas públicas nacionais e as ações nas escolas estaduais no município de Marília. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 6, n. 1, feb. 2014. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/434>. Acesso em: 24 nov. 2024.