As políticas públicas nacionais e as ações nas escolas estaduais no município de Marília
Resumo
RESUMONo sistema educacional, todos alunos que, de alguma forma, possuem deficiência aparente no aprendizado normal ou que se apresentam como exceção à regra da maioria do alunado, são denominados, hoje, como aluno com necessidades educacionais especiais. Registra-se que a educação especial, diante do cenário da inclusão, adquire um novo papel, qual seja o de auxiliar, quando possível, a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais na sala de aula comum das escolas da rede pública de ensino. Nesse diapasão, os alunos da educação especial englobam todo alunado com necessidades educacionais especiais, e o Estado, tal como dispõe a lei maior, prioriza a educação dos alunos com necessidades especiais, proporcionando uma oferta de vagas na educação regular, valorizando as diferenças e atendendo à necessidade específica do educando. Nesse contexto, destaca-se o Serviço de Apoio Especializado (SAPE), que foi criado por meio da Resolução nº 11/2008, e tem por objetivo a inclusão educacional, criando condições para que os alunos sejam atendidos conforme sua especialidade. A realização desse trabalho se pauta em revisão bibliográfica, com o método hipotético-dedutivo.
PALAVRAS-CHAVE
Necessidade Educacional Especial (NEE); Políticas Públicas; Escolas da Rede Pública Município de Marília.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.