SENSO CRÍTICO E O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação e desenvolvimento do senso crítico em estudantes universitários. Primeiramente, analisa-se a visão marxista levando-se em conta o processo dialético existente na construção, produção e reprodução do conhecimento. Considera-se, também, o conceito de práxis como atividade transformadora, consciente e intencionalmente realizada e indaga-se: como, a partir de uma realidade notadamente reificada pela ideologia dominante, pode-se observar em alunos universitários, em suas totalidades, na condição de seres sociais, históricos e dotados de uma subjetividade, uma atitude que se aproxime da práxis? A seguir, no âmbito das teorias de Psicologia Social e Organizacional, considera-se algumas categorias do psiquismo que interagem social e historicamente no mundo objetivo e são responsáveis pela aquisição de uma atitude crítica: atividade, personalidade, consciência, afetividade e identidade social, que constituem a subjetividade humana. Discute-se, a partir dessa subjetividade e suas categorias, a imbricação nos processos de apropriação da realidade realizada pelo aluno universitário numa situação de aprendizagem. Em termos psicológicos, da consciência de sua identidade, de sua individualidade? Até que ponto o professor e Universidade colaboram para esse desenvolvimento nos alunos?
Palavras-chave: senso crítico; cidadania; aprendizagem; identidade; relação professor-aluno; reificação; construção de conhecimento.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.