SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA FRATERNIDADE E DA SOLIDARIEDADE
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar a sustentabilidade sob os enfoques ético e humanístico. A humanidade encontra-se em constante cenário de crises e de riscos, sendo imprescindível que, para tentativas de superações de tais crises, reconheça seu vínculo antropológico comum. Para tanto, buscou-se discorrer sobre a fraternidade enquanto qualidade política e sobre o princípio da solidariedade previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, como um novo “valor” a ser experimentado para se construir uma sociedade livre, justa e solidária, enfatizando, nessa conjuntura, que a concretização constitucional e o pensamento solidarista caminham juntos. Frisa-se, no contexto, a importância de se reconhecer a solidariedade conjugada com os valores de fraternidade para se chegar ao ideal de sustentabilidade, atualmente incompatíveis com o modo de relacionamento individualista e excludente do capitalismo. Esses ideais de solidariedade e de fraternidade, se vivenciados, proporcionam relações privilegiadas de experimentação política e de aplicabilidade da sustentabilidade de uma forma diferenciada, primando pela permanência da humanidade na Terra.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.