REFLEXOS DA COMPLEXIFICAÇÃO SOCIAL DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO À PERCEPÇÃO DAS FONTES DO DIREITO
Resumo
Este artigo analisa alguns pressupostos (relacionados à complexidade decorrente da globalização) que devem ser levados em consideração para que a tradicional teoria das fontes do Direito (relacionada à ideia de soberania estatal) seja reparametrizada, a fim de que o Direito tenha maior efetividade diante de questões relativas à complexidade normativa e à transnacionalização. Nesta senda, a Teoria dos Sistemas Autopoiéticos possui pressupostos derivados das ideias de complexidade, comunicação e extravasamento da estatalidade (sem desconsiderá-la) – sendo que sua observação do Direito em sociedade pode servir de importante substrato para se abandonar um paradigma epistemológico em que a decisão decorra apenas das fontes emanadas do Estado, para se aproximar de um contexto em que a decisão observe comunicações eivadas de sentido jurídico provenientes: de outros Estados, ou de centros missores internacionais, ou ainda, de centros emissores não estatais. Para sua consecução, serão abordadas considerações acerca dos significados sistêmicos da Política e do Direito – o que significa reparametrizar a própria ideia do que sejam tais sistemas no contexto da globalização. Num segundo momento, tece a possibilidade de considerar
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.