FACTICIDADE E VALIDADE DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL COMO GARANTIA DA JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA
Resumo
RESUMOO presente artigo tem por finalidade analisar o papel da desobediência civil como instrumento legítimo que dispõe o cidadão num Estado Democrático de Direito de reação às arbitrariedades de uma autoridade constituída. A partir da abordagem de autores contemporâneos como Hannah Arendt, John Rawls e Jürgen Habermas, o texto pretende discutir a relevância da desobediência civil, enquanto meio de garantia da justiça e da democracia no horizonte das sociedades complexas, embora haja o reconhecimento da tensão que persiste entre o poder constituído enquanto autoridade de Estado e os cidadãos deste Estado ao reagirem a situações-limite onde vêem seus direitos fundamentais ameaçados, seja em âmbito individual, seja em âmbito coletivo ou difuso. PALAVRAS-CHAVES: Desobediência civil; Justiça; Democracia; Validade; Direito.RESUMENEn este artículo se pretende analizar el papel de la desobediencia civil como um instrumento legítimo a disposición de los ciudadanos en un Estado democrático de derecho en reacción a la arbitrariedad de una autoridad constituida. Desde el enfoque de los autores contemporáneos como Hannah Arendt, John Rawls y Jürgen Habermas, el texto analiza la pertinencia de la desobediencia civil como medio de garantizar la justicia y la democracia en el horizonte de las sociedades complejas, aunque hay un reconocimiento de la tensión que persiste entre mientras que la autoridad de energía constituida por el estado y los ciudadanos de este estado cuando reaccionan a situaciones extremas donde ven amenazados sus derechos fundamentales, ya sea en el individuo, ya sea en colectivos o difusos. PALAVRAS-CLAVE: Desobediencia Civil; Justicia; Democracia; Validez;Derecho.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.