APONTAMENTOS SOBRE A CADEIA DE CUSTÓDIA DA PROVA DIGITAL NO BRASIL
Resumo
A Lei nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019, modificou representativamente o Código de Processo Penal. Dentre as alterações mais relevantes pode-se citar a regulamentação da cadeia de custódia no direito processual penal brasileiro. Utilizou-se o método dedutivo e procedimentos de revisão doutrinária, legislativa e jurisprudencial objetivando debater metodologias para padronizar a recuperação de dados armazenados em dispositivos informáticos no Brasil. Concluiu-se ser necessária prévia ordem judicial para a realização de perícia computacional forense, assim como a adoção da norma ABNT NBR ISO/IEC 27037:2012 e Procedimento Operacional Padrão (POP/SENASP), veiculado pela Secretaria Nacional de Segurança (SENASP), enquanto referenciais teóricos para a realização das periciais computacionais forenses visando a produção da prova digital íntegra e autêntica. Impõe-se, ainda, a necessidade do aparelhamento e especialização de policiais e peritos computacionais forenses para atender o crescente aumento dos índices de crimes digitais.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.