ASSIMETRIAS NA AUTOMAÇÃO
ANÁLISE DO USO DE SOFTWARE PREDITIVOS NA INVESTIGAÇÃO POLICIAL E A VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Resumo
O presente estudo tece considerações acerca da introdução das novas tecnologias no cenário atual e futuro. No contexto da Sociedade em Rede, a nova ordem tecnológica tornou-se muito mais do que mero acessório, fazendo parte do cotidiano como algo essencial a este. Desta forma, não se pode mais permanecer na dicotomia de “real” ou “virtual”, sendo a percepção da realidade uma soma de ambos, em que os dois realizam uma simbiose que gera a visão da sociedade atual. Essas inovações, no entanto, acabam se imiscuindo em áreas onde até então predominavam a psique humana para a tomada de decisões. Valendo-se de predições e resultados apresentados por um software, ações são realizadas de acordo com os parâmetros apresentados em uma tela. Portanto, o este estudo discute os conceitos da sociedade na era tecnológica, definindo alguns termos essenciais para o entendimento da questão, analisando especificamente o papel dos programas de policiamento preditivo, e como, sem o uso crítico, eles servem para perpetuar uma imagem que coaduna com vieses sociais. Nesse toar, colocou-se a transparência como fator determinante no tratamento e na análise dessas decisões, falando acerca do surgimento de um novo direito, denominado de direito à explicação, como corolário do uso das novas tecnologias, para que se possa analisar e determinar se houve violações de direitos fundamentais no processo, mantendo, assim, a higidez do sistema, em um plano de contemplação da dignidade da pessoa humana.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.