A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO E DEVER FUNDAMENTAL NA CARTA POLÍTICA BRASILEIRA DE 1988
Resumo
RESUMO: O presente artigo aborda a trajetória da proteção ambiental na história do Brasil, desde suas origens como colônia de Portugal até os dias atuais. Analisa-se o histórico da legislação infraconstitucional e a abordagem pelo tema nas constituições nacionais do país. O auge da proteção ambiental ocorre na Constituição Federal de 1988, no artigo 225, que o consagra como um direito e dever fundamental.
Palavras-chave: Constituição Federal. Meio Ambiente. Direito e Dever Fundamental.
ABSTRACT: This article discusses the history of environmental protection in Brazil's history, from its origins as a colony of Portugal until today. Analyzes the historical and constitutional legislation mainly approach the topic in national constitutions of the country. The pinnacle of environmental protection occurs in the 1988 Federal Constitution in Article 225 that establishes as a fundamental right and duty.
Keywords: Federal Constitution. Environment. Fundamental Right and Duty.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.