ENTRE CORTES E TRATADOS: ARQUITETURA DA JUSTIÇA ONUSIANA E INTERAMERICANA NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.

  • Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro

Resumo

Este artigo examina a proteção dos direitos humanos no âmbito internacional, abordando tanto o sistema global quanto o interamericano, com ênfase na tutela jurisdicional das cortes internacionais. Analisam-se os fundamentos teóricos da responsabilidade estatal, os procedimentos de supervisão e controle de direitos humanos, e as sanções aplicáveis aos Estados que violam tratados internacionais. A pesquisa adota metodologia dedutiva e revisão bibliográfica, explorando os principais documentos normativos e a jurisprudência das cortes internacionais. Destaca-se a importância de fortalecer os mecanismos de proteção e de harmonizar as normas internas com os padrões internacionais para assegurar a efetividade das normas de direitos humanos. O artigo propõe medidas para aprimorar a resposta dos Estados às suas obrigações internacionais, promovendo justiça, equidade e respeito à dignidade humana.

##submission.authorBiography##

Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro

Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Pró-reitor Acadêmico e Professor do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa DiFuSo - Direitos Fundamentais Sociais. Coordenador do Grupo de Estudos de Marília João Batista de Santana da Associação Paulista do Ministério Público.

Publicado
2024-11-29
Como Citar
CORDEIRO, Gustavo Henrique de Andrade. ENTRE CORTES E TRATADOS: ARQUITETURA DA JUSTIÇA ONUSIANA E INTERAMERICANA NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 21-46, nov. 2024. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3728>. Acesso em: 21 dec. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v24i1.3728.
Seção
Artigos Seção Geral