GESTÃO ESTADUAL DA REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

  • Emília Oiye
  • Osmar Siena

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender a gestão estadual da Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na formação de filas tanto das consultas especializadas quanto dos exames de média e alta complexidade. Com essa finalidade, para a base empírica foram utilizados dados da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Rondônia, coletados no Sistema de Regulação (SISREG III) por meio de acessos autorizados em documentos pertinentes a procedimentos extrajudiciais do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado do Estado de Rondônia referentes à fila de espera. Verificou-se que os Protocolos de Regulação ainda estão em construção e que a fila eletiva, após permanecer suspensa durante a Pandemia Covid-19, continua a aumentar e a Secretaria de Estado da Saúde enfrenta dificuldades para atender tempestivamente os usuários que aguardam agendamento. Constatou-se a necessidade de que todos os protocolos sejam confeccionados, aprovados e utilizados, a fim de que a regulação seja qualificada por meio de decisões técnicas. Há necessidade de que seja dada transparência a essa fila para realização de controle social e possibilitar o acesso do usuário às informações sobre seu pedido inserido no Sistema de Regulação. Diante dos achados, foi elaborada proposta a ser apresentada ao Ministério Público do Estado de Rondônia com a finalidade de realizar atividades visando dar transparência à formação da fila de espera do SUS.

Biografia do Autor

Emília Oiye

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia(1991). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Direito.

Osmar Siena

OSMAR SIENA Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Titular, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração e Docente do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS). Desenvolve trabalhos com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça e justiça socioambiental. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Políticas Públicas e Acesso á Justiça, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, Políticas Públicas e Acesso á Justiça, Conflitos Socioambientais, Políticas Públicas e Desenvolvimento sustentável. Líder do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional" (CDR/UNIR). Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia? UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006; 2012-2016) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998).

Publicado
2024-11-29
Como Citar
OIYE, Emília; SIENA, Osmar. GESTÃO ESTADUAL DA REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Revista Em Tempo, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 330-356, nov. 2024. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3742>. Acesso em: 21 dec. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v24i1.3742.
Seção
Artigos Seção Geral