• REVISTA EM TEMPO
    v. 9 (2010)

    O volume 09, da Revista ";;Em Tempo";;, atendendo ao princípio da interdisciplinaridade, traz artigos produzidos no Grupo de Trabalho (GT) Filosofia do Direito do XIX Encontro do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, realizado na Universidade Federal de Fortaleza, Ceará, em junho de 2010, expressando uma parceria proporcionada pela sapiência do seu presidente, Professor Vladimir Oliveira da Silveira. O GT Filosofia do Direito ficou sob a orientação do UNIVEM e da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), na pessoa de seu coordenador do Mestrado, Professor Vladimir Brega Filho. Estava, ainda, presente na coordenação do GT o Professor Regenaldo Rodrigues da Costa da UFC.

    Gilvan Luiz Hansen, professor na Universidade Federal Fluminense, contribui com o título: ";;Facticidade e validade da desobediência civil como garantia da justiça e da democracia";;. Em seu artigo, busca enfatizar uma análise sobre o papel da desobediência civil como instrumento característico do Estado Democrático de Direito. Afirma o autor: ";;... a desobediência civil se configura como um direito fundamental a ser preservado, senão na forma da Constituição, ao menos enquanto elemento viabilizador de legitimidade social por vias comunicativas.";; Toma como referenciais teóricos os pensadores Hannah Arendt, John Rawls e Jürgen Habermas.

    O artigo do Professor Lafayette Pozzoli, escrito conjuntamente com o mestrando em direito pelo UNIVEM, Álvaro Augusto Fernandes da Cruz, discorre sobre o princípio da dignidade humana, tendo como base para sua efetividade o direito fraterno.

    Vinicius José Poli analisa como melhor identificar uma distinção entre a Filosofia do Direito e a Teoria Geral do Direito, a partir do pensamento de Norberto Bobbio.

    Felipe Cavaliere Tavares pesquisou e escreveu sobre ";;Justiça Social e pluralismo contemporâneo: as principais diferenças entre liberais comunitaristas e críticos-deliberativos";;; assunto pertinente à Filosofia do Direito contemporânea, conforme consignado no seu título.

    A ética na política foi objeto do artigo escrito por Ana Cristina Melo de Pontes Botelho, artigo esse que aponta a necessidade de revisão do conceito do Estado Democrático de Direito tendo como referencial a dignidade da pessoa humana.

    Enfim, compõe o volume 09 da ";;Em Tempo";; o artigo do Professor Lino Rampazzo, que discorre sobre ";;O pensamento filosófico Tomasiano: metafísica e antropologia, ética e justiça, direito e lei";;.

    Apresentar a Revista ";;Em Tempo";; é acreditar, como acreditaram os seus autores, que os artigos possam ajudar na construção das ciências. É com o espírito de quem aprendeu a amar o conhecimento como instrumento essencial na construção da solidariedade, da fraternidade e da paz no mundo que temos a satisfação de levar até você, leitor, o presente trabalho.

    Luiz Carlos de Macedo Soares

    Reitor do UNIVEM

  • Revista Em tempo
    v. 7 n. 7 (2008)
  • Revista Em tempo
    v. 6 (2004)
    Revista de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
  • Revista Em tempo
    v. 5 (2003)
    Revista de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
  • Revista Em tempo
    v. 4 (2002)
    Em tempo é uma publicação anual da Faculdade de Direito de Marília - Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha.
  • Revista Em tempo
    v. 3 (2001)
    Em tempo é uma publicação anual da Faculdade de Direito de Marília, da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha.
  • Revista Em tempo
    v. 2 (2000)
    Em tempo é uma publicação anual da Faculdade de Direito de Marília, da Fundação de ensino Eurípides Soares da Rocha.
  • Revista Em tempo
    v. 1 n. 1 (1999)
    Em Tempo inscreve-se pela primeira vez em nossa história. Publicação da Faculdade de Direito de Marília, a revista pretende constituir-se em espaço de diálogo da diversidade de pensamentos, enfoques, posturas, projetos e atitudes em relação aos Direitos Humanos e à Cidadania. O tempo urge. Em Tempo é um esforço de resposta à necessidade de reflexão do tema pela comunidade. Recepciona autores e leitores para que instaurem o tempo de convivência com a diferença.
26 a 24 de 24 itens << < 1 2