DO BIOPODER À BIOÉTICA
Resumo
Este artigo objetiva mostrar, em uma análise crítica, por meio de revisão bibliográfica e método hipotético dedutivo, que o surgimento da bioética não se deu com a criação desta terminologia (";bioética";), pelo oncologista americano Van Rensselaer Potterno, no ano de 1970, posto que, em verdade, seu surgimento está diretamente ligado com a necessidade de se proteger a vida no planeta diante da gestão do homem sobre ela, ou seja, das dinâmicas socioculturais e econômico-políticas do gerenciamento da vida, mais precisamente, ao nascimento do biopoder, identificado por Michel de Foucault.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.