A Representação Feminina no Cenário Político Brasileiro: Garantias e Desafios
Resumo
A Constituição de 1988 prevê que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Apesar das lutas travadas ao longo dos tempos e, por conseguinte, a conquista de garantias, a mulher ainda sofre desafios no que tange à igualdade. O presente estudo tem o fito de apresentar as principais garantias e os desafios de sua efetivação, além de defender o potencial da mulher como representante política. Para a perfeita compreensão da temática, devem-se considerar os dados estatísticos que expressam precisamente a realidade atual e as propostas para a efetivação do direito à igualdade entre homens e mulheres na política.Palavras-chave: Constituição Federal de 1988. Direitos e garantias. Igualdade entre os gêneros. Política. Sub-representação feminina.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.