A PRECARIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS AMBIENTAIS COM A PROBLEMÁTICA DA DESCENTRALIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL – RISCO A SADIA QUALIDADE DE VIDA?
Resumo
O presente artigo pretende apresentar a importância do licenciamento ambiental como instrumento de prevenção/precaução aos impactos ao ambiente. Procura demonstrar os procedimentos deste ato administrativo vinculado, especificando cada etapa e, por fim, visa analisar as propostas dadas pela Lei Complementar 140/2011, que trata da necessidade de descentralização de competências em matéria de licenciamento ambiental, fiscalização e processo administrativo ambiental e regulamenta o art. 23 da Constituição Federal. Dessa forma, serão expostos os conceitos de licenciamento e das licenças relacionadas neste processo, bem como, comentado sobre a divisão de atribuições dadas pela LC 140/11, tecendo comentários acerca da responsabilidade dos Municípios, que segundo a nova Lei passam a ter obrigação pelo licenciamento de atividades de impacto local, desde que cumprido certos requisitos. Assim, o objetivo principal deste artigo é demonstrar a fragilidade dos Municípios, diante desta nova realidade apresentada na LC 140/11.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.