Segurança Pública, Cidadania e Controle Social
Resumo
O estado de insegurança vivido pela população, os elevados índices de violência e de criminalidade que assolam o país, têm levado o Poder Público e a sociedade brasileira a (re)pensar novos padigmas de atuação para a área de segurança pública. O presente trabalho têm como objetivo estimular a reflexão a respeito dessas problemáticas que tem sido preocupação de todos, indistintamente. O estudo pautou-se pela construção de um modelo de segurança pública, calcado no exercício da cidadania e do controle social. Um modelo participativo, inclusivo e democrático. O problema apresentado derivou-se da necessidada de maior participação do cidadão nos espaços de decisão, principalmente no tocante a segurança pública, justificando a pouca atuação do Estado no incentivo à participação do cidadão nesses espaços. Foi realizado um aporte teórico dos pressupostos da cidadania, do controle social e da segurança pública à luz da Constituição de 1988. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa e dialética, por meio da revisão bibliográfica.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.