CONEX?O DE CAUSAS
Resumo
O fenômeno da conexão de causas ainda não encontrou tratamento satisfatório no Brasil e alhures. Isso porque nosso sistema optou por adotar a teoria tradicional, que identifica a relação de conectividade de acordo com a comunhão dos elementos da ação, sobre cujo perfil não existe, ainda, a teoria da identidade de questões, que leva em consideração a necessidade de solução de questões semelhantes, e a teoria materialista que sustenta que são conexas as ações que veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material. Sendo a última aquela que melhor soluciona os problemas derivados da conexão de causas, pode ocorrer sua aplicação por força de interpretação analógica da disposição que disciplina o litisconsórcio facultativo, com ganho de qualidade na solução das questões relacionadas à matéria.
Palavras-chave: conexão; teorias; aplicação; analogia.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.