A EDUCAÇÃO JURÍDICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO COMBATE ÀS VIOLAÇÕES DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA OBRA “A LISTA DE SCHINDLER”
Resumo
O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação
que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma
didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. Para
tanto, utilizou-se a obra cinematográfica “A Lista de Schindler” como proposta
e exercício para repensar o direito, por meio de análises, indagações,
interpretações, considerações e variadas abordagens com vistas às violações
cometidas pelo nazismo, desde a intolerância a violações da dignidade
da pessoa humana. Assim, tem-se por objetivo a reflexão e discussão sobre
o passado e a contemporaneidade do tema em pauta, bem como a promoção
do raciocínio jurídico, com a ética da tolerância, o respeito à diversidade
cultural e o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, por meio
do qual a paz e a liberdade devem ser ativas.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.