PERCEPÇÕES ACERCA DO TRABALHO INFANTIL A PARTIR DA ABORDAGEM DESIGN THINKING

  • Danieli Aparecida Cristina Leite UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • Marinez Meneghello Passos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Resumo

Os resultados que trazemos neste artigo fazem parte de uma pesquisa que buscou analisar dados aferidos a partir de uma oficina com o conteúdo ministrado acerca do trabalho infantil, com a abordagem design thinking, e interpretados por meio dos procedimentos da análise textual discursiva. O objetivo foi o de mapear as percepções dos alunos de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário acerca do tema trabalho infantil, com o propósito de chegar a soluções de combate prototipadas. Tal investigação permitiu evidenciar resultados que perpassam por indicação de soluções e de reflexões acerca do tema, concluindo-se que, em que pese toda a tristeza e carga sentimental denotada nos relatos, há pouca ação realizada no que diz respeito ao combate, as propostas repetem-se e são pouco efetivas quanto à aplicabilidade. Pelos depoimentos, pode-se constatar que: a comunidade conhece minimamente a realidade das crianças que são exploradas por meio de seu trabalho; poucos têm acesso às estatísticas atinentes ao tema, ainda que considerem como uma prática indigna e desumana.


Palavras-chave: trabalho infantil; design thinking; pós-graduação em Direito; análise textual discursiva.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – câmpus Cornélio Procópio. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Endereço para correspondência: Rua Professor Samuel Moura, 328, Apto. 1502, Vila Judith, Londrina, PR, Brasil, CEP: 86061-060. E-mail: marinezmp@sercomtel.com.br.

 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LEITE, Danieli Aparecida Cristina; MENEGHELLO PASSOS, Marinez. PERCEPÇÕES ACERCA DO TRABALHO INFANTIL A PARTIR DA ABORDAGEM DESIGN THINKING. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 19, n. 1, aug. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3014>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v19i1.3014.
Seção
Artigos Seção Geral