PERCEPÇÕES ACERCA DO TRABALHO INFANTIL A PARTIR DA ABORDAGEM DESIGN THINKING
Resumo
Os resultados que trazemos neste artigo fazem parte de uma pesquisa que buscou analisar dados aferidos a partir de uma oficina com o conteúdo ministrado acerca do trabalho infantil, com a abordagem design thinking, e interpretados por meio dos procedimentos da análise textual discursiva. O objetivo foi o de mapear as percepções dos alunos de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário acerca do tema trabalho infantil, com o propósito de chegar a soluções de combate prototipadas. Tal investigação permitiu evidenciar resultados que perpassam por indicação de soluções e de reflexões acerca do tema, concluindo-se que, em que pese toda a tristeza e carga sentimental denotada nos relatos, há pouca ação realizada no que diz respeito ao combate, as propostas repetem-se e são pouco efetivas quanto à aplicabilidade. Pelos depoimentos, pode-se constatar que: a comunidade conhece minimamente a realidade das crianças que são exploradas por meio de seu trabalho; poucos têm acesso às estatísticas atinentes ao tema, ainda que considerem como uma prática indigna e desumana.
Palavras-chave: trabalho infantil; design thinking; pós-graduação em Direito; análise textual discursiva.
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