INSTRUMENTOS EXTRAFISCAIS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS NO DIREITO BRASILEIRO
Resumo
O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, que visa analisar o desenvolvimento de mecanismos extras fiscais voltados para a efetivação do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil. Parte-se de um preliminar lineamento do sistema tributário nacional e a sua relação com as políticas públicas, visando compreender a relação entre tais elementos. Prossegue-se o estudo examinando o desenvolvimento da função extrafiscal do tributo no ciclo de políticas públicas, partindo-se do pressuposto da integridade do ordenamento jurídico e da interpretação integrativa da ação pública diante do bloco de legalidade. Tais elementos conduzem para a verificação de como as espécies tributárias, orientadas pela dimensão extrafiscal, possibilitam a efetivação do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Recorre-se a fontes bibliográficas e documentais, procedendo ao levantamento dos estudos desenvolvidos sobre a extrafiscalidade e a organização tributária para o exame da seara ambiental. Os resultados apontam para a incorporação de elementos normativos no Direito Tributário, que estabelecem condicionamentos da ação governamental no poder-dever arrecadatório, orientado pela necessidade de concretização legal da proteção ambiental. Contudo, no plano da efetividade, verificam-se lacunas entre as normas tributárias e as condições de implementação do direito fundamental ao meio ambiente no ordenamento jurídico brasileiro.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.