CONFLITO ENTRE O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA JURÍDICA E A PROTEÇÃO AOS DIREITOS ADQUIRIDOS
UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO DO NÚCLEO ESSENCIAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Resumo
A presente dissertação de mestrado, consubstanciada na crítica aos fundamentosda dogmática jurídica, oferece uma reflexão acerca do aparente conflito notado najurisprudência brasileira quando os valores constitucionais protegidos pelo institutoda segurança jurídica e os direitos adquiridos se chocam, evidenciando a falta decritérios jurídicos que ofereçam ao intérprete do direito mecanismos suficientes eseguros de solução deste importante conflito. O estudo pretende promover adiscussão acerca do tema, ainda não desenvolvida suficientemente pela doutrina epela jurisprudência nacional, a investigar se na hipótese de choque entre os doismecanismos de estabilização das relações, qual seria a melhor solução jurídica a seraplicada, sem se olvidar da importância e fundamentalidade de ambos os institutosdiscutidos. A análise que utiliza o método analítico dedutivo, com apoio na doutrinanacional e estrangeira, busca demonstrar que os direitos adquiridos não podemceder para uma busca cega pela segurança jurídica, devendo haver limites à suaaplicação, uma vez que a proteção dos direitos adquiridos são, em outras palavras,a própria efetivação da segurança jurídica, de modo que, violados os direitosadquiridos, é negada a própria segurança jurídica, e mais que isso, qualquer tentativade limitação ao exercício dos direitos adquiridos, viola o princípio da proteção donúcleo essencial desse direito fundamental. Contudo, o objetivo não é esgotar otema, mas pretende-se contribuir com a ampliação e o engrandecimento do debatejurídico.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.