DEMOCRATIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO PARA DEFESA DOS POVOS ORIGINÁRIOS: O PROCESSO HISTÓRICO-JURÍDICO DE FEDERALIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO
Resumo
O processo de democratização do Poder Judiciário e efetividade do seu acesso às parcelas da sociedade minoritárias demanda considerável tempo, mormente que perfaz a necessidade de estudar as limitações de cada grupo social. No contexto dos povos originários, tem-se uma grande restrição do acesso à justiça, devidamente apontado pela Organização das Nações Unidas. Discute-se as práticas adotadas para democratização do Poder Judiciário e garantia da efetividade do acesso à justiça aos povos originários por meio de boas práticas instituídas no âmbito do Poder Judiciário. Busca-se analisar o processo de democratização judicial aos povos originários através da garantia de acesso à justiça e à justiça social no contexto contemporâneo. Através da pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, através de métodos de pesquisa bibliográfica, documental e normativa, obteve-se como resultados que, somente após a visita institucional da ONU no país, houve uma efetiva atuação do Conselho Nacional de Justiça voltado a garantir a efetividade do direito fundamental de acesso à justiça aos povos originários, especialmente a partir do reconhecimento da diversidade cultural não como elemento obstativo, mas sim, integrativo à solução dos conflitos.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.