GOVERNANÇA AMBIENTAL E O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO DO PRONAF
Resumo
Este artigo explora a intersecção entre a Governança Ambiental e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no contexto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é analisar como a governança ambiental pode potencializar as operações e resultados do PAA. Pretende-se especificamente verificar como os mecanismos da governança ambiental podem ser articulados no PAA para a promoção da segurança alimentar, no fortalecimento da agricultura familiar e na sustentabilidade ambiental. A metodologia é plural: une a pesquisa exploratória acerca da execução dos programas em estudo e a pesquisa bibliográfica sobre governança ambiental com aplicação do método dedutivo Conclui-se que acerca dessas três vertentes, é preciso fomentar as políticas públicas que projetam e promovem a sinergia entre suporte financeiro e técnico do PRONAF e os mecanismos de comercialização do PAA, ilustrando como essa colaboração contribui para um desenvolvimento rural mais sustentável e inclusivo nas regiões que os instrumentalizam.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.