PERSPECTIVAS LEGAIS DE EFETIVAÇÃO DO DIREITO HUMANO E FUNDAMENTAL DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MINORIAS SOCIAIS

  • Bruno Valverde Chahaira

Resumo

Os direitos humanos apresentam diferentes vertentes e eixos, dentre eles, constitui-se como elemento fundamental a própria participação política no processo democrático, especialmente no Estado Democrático de Direito. Contudo, diante uma realidade de poder centrado nas mãos dos mesmos grupos políticos, passa-se a discutir a necessidade de estabelecer diretrizes de investimento e financiamento de campanhas eleitorais com vista à efetivação da participação política dos grupos minoritários, com garantia da isonomia material para disputar a eleição. Busca-se, neste sentido, analisar as medidas e as políticas públicas adotadas pelo Brasil com intuito de assegurar esta isonomia material. Adotou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicação de métodos de pesquisa documental, bibliográfica, jurisprudencial e normativa. Obteve-se como resultado que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, ao analisar regramentos ou estabelecer diretrizes do uso dos recursos públicos, passaram a dispor de regras próprias que visam garantir a isonomia material, desde a proporcionalização com investimentos em candidaturas de mulheres, negros, pardos e, mais recentemente, indígenas.

##submission.authorBiography##

Bruno Valverde Chahaira

Doutor em Direito Constitucional (Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - Bolsista CAPES) Mestre em Direito Negocial (Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Paranaense de Ensino. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Universidade Federal de Rondônia e da Faculdade de Rondônia. Palestrante. Membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica Pensamento Jurídico. Avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito (CONPEDI). Membro do Centro de Estudos Jurídicos da Amazônia. Autor das seguintes obras jurídicas: O Terceiro Setor e a Sociedade Brasileira e O Terceiro Setor e a Administração Pública: aspectos jurídicos e reflexos sociais, O terceiro setor, direitos fundamentais e políticas públicas no Brasil em crise (Editora Lumen Iuris). Experiência nas seguintes áreas: Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional, Direito Administrativo (Licitações e Contratos Administrativos), Direito Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Possui experiência também nas áreas de elaboração e Gestão de Projetos e Docência do Ensino Superior. Avaliador MEC/INEP. Presidente da Comissão de Ensino Jurídico OAB/RO. Presidente da Comissão do Terceiro Setor OAB/RO. Membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil. Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário FIMCA. Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia. Docente do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça DHJUS/ Unir/ Emeron - TJRO/ MPT 14 Região RO/AC).

Publicado
2024-11-29
Como Citar
CHAHAIRA, Bruno Valverde. PERSPECTIVAS LEGAIS DE EFETIVAÇÃO DO DIREITO HUMANO E FUNDAMENTAL DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MINORIAS SOCIAIS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 357-375, nov. 2024. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3743>. Acesso em: 21 dec. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v24i1.3743.
Seção
Artigos Seção Geral