Uso dos aplicativos Sway e Adobe Uso dos aplicativos Sway e Adobe Uso dos aplicativos Sway e Adobe para a formação tecnológica no ensino superior

para a formação tecnológica no ensino superior

  • Maria Cristina Marcelino Bento UNIFATEA
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli UNIFATEA
  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira UNIFATEA

Abstract

Este estudo tem como objetivo mostrar o potencial dos aplicativos Sway e Adobe no auxílio a docentes do ensino superior na organização de material digital para o aluno por meio da análise da opinião de docentes do ensino superior que frequentaram encontros de formação tecnológica. O estudo foi delineado por meio do ciclo da investigação-ação, ou pesquisa-ação, sobre o encontro de formação docente, de uma instituição salesiana brasileira, focado na orientação para o uso de aplicativos no preparo de material ao aluno na era digital. Participaram do encontro vinte e cinco sujeitos docentes.  Observou-se que os docentes que frequentaram a formação docente estavam engajados na busca pelo aprimoramento da prática pedagógica. Conclui-se que para que as tecnologias sejam utilizadas de forma efetiva é preciso verificar quais as necessidades dos participantes do processo de ensino e aprendizagem de forma a atendê-los no fortalecimento da práxis pedagógica. O reconhecimento relatado pelos docentes no que concerne o aproveitamento dos discentes, após terem passado a utilizar aplicativos como recurso pedagógico, sugere pesquisa futura com os discentes a fim de identificar o quanto essa prática pode impactar no processo de ensino e aprendizagem.

Published
2017-08-30
How to Cite
BENTO, Maria Cristina Marcelino; ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de. Uso dos aplicativos Sway e Adobe Uso dos aplicativos Sway e Adobe Uso dos aplicativos Sway e Adobe para a formação tecnológica no ensino superior. Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 111-115, aug. 2017. ISSN 2447-5033. Available at: <http://revista.univem.edu.br/jadi/article/view/2446>. Date accessed: 26 sep. 2017.