APONTAMENTOS ACERCA DO POTENCIAL DEMOCRÁTICO DO MEIO DIGITAL
Resumo
A democracia pode se apresentar de diversas formas, mas sua definição mais conhecida é aquela atribuída a Abraham Lincoln, segundo o qual, a democracia é governo do povo, pelo povo e para o povo. Ocorre que, no Brasil, a democracia passa por uma fase crítica, à medida que os mandatários do povo não têm agido de maneira satisfatória para os seus mandantes, decepção esta decorrente, principalmente, dos escândalos de corrupção envolvendo esses agentes eleitos. Um mecanismo de reforma seria o que se conhece por democracia digital, que seria o emprego da experiência da internet e de seus dispositivos em prol da participação popular nas questões de interesse público. Não se trata de um modelo alternativo, mas de um mecanismo que pode colaborar na efetivação do potencial democrático da sociedade, em auxílio ao regime já exercido. A era em que vivemos parece bastante propícia ao seu desenvolvimento, tendo em vista que os brasileiros vivem conectados. No entanto, o acesso à internet não basta. Isso porque, se não utilizada com cuidado, ela pode, ao invés de fomentar a cidadania, ter um efeito alienador, agindo como um verdadeiro desserviço à democracia, ou como um mero serviço que as pessoas consomem sem racionalizar sobre o assunto. É necessário um resgate do espírito cívico da população, a fim de que o meio virtual possa funcionar como um espaço público por excelência, onde a liberdade comunicativa consiga se desenvolver de forma livre, conforme idealizado por Jürgen Habermas em sua democracia deliberativa.O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.