A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS NOS CASOS DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL
Resumo
O trabalho que ora se apresenta tem como objetivo principal abordar a respeito da violação aos direitos humanos nos casos de tráfico internacional de pessoas, especialmente mulheres, para fins de exploração sexual. Trata-se de assunto extremamente delicado e, infelizmente, cada vez mais recorrente, motivo pelo qual merece ser analisado com maior atenção. Deste modo, faz um breve esforço histórico concernente ao tráfico de pessoas, passando pela diferenciação conceitual de crimes frequentemente considerados como sinônimos, porém, de modo equivocado, e, por fim, versa a respeito do tráfico especificamente para fins sexuais, trazendo à tona, também, a problemática que envolve a violência contra as mulheres. Posteriormente, discorre acerca dos direitos humanos, especialmente o das mulheres, aludindo à violação sofrida pelas pessoas traficadas com relação a esta categoria de direitos e menciona quanto às conseqüências jurídico-sociais advindas do tráfico de pessoas. Subsequentemente analisa a posição do Brasil com relação ao tráfico internacional de pessoas, bem como a rota traçada pelos traficantes e a legislação aplicável, apontando os instrumentos internacionais existentes e ratificados por este país. Finalmente, apresenta análise jurisprudencial relacionada ao tema. O método utilizado para a elaboração do artigo é o dedutivo. Esta pesquisa tem como base a legislação pátria vigente, bem como a legislação internacional ratificada pelo Brasil e, para tanto, utiliza como fontes bibliográficas obras do Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Internacional.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.