SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL // JOB SATISFACTION OF WORKERS OF CENTERS OF CENTERS PSYCHOSOCIAL ATTENTION
Resumo
RESUMO
A satisfação profissional é um importante elemento da relação do indivíduo com o seu trabalho. Considerando a importância desta e a relevância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como uma estratégia para o tratamento psiquiátrico fora do âmbito hospitalar, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação de trabalhadores de saúde mental que atuam em CAPS. Para coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe Técnica com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), aplicada a 17 trabalhadores de dois CAPS de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente, considerando a distribuição de freqüência absoluta e percentual, a média para as diversas variáveis e o cálculo de tendência central da amostra total. Os resultados revelaram que os profissionais são indiferentes quanto à satisfação profissional. A avaliação da satisfação global é maior no CAPS-adulto do que no CAPS-ad e a qualidade dos serviços oferecidos foi o fator com maior grau de satisfação em ambos. As relações interpessoais configuram-se como fator de menor satisfação (média de 3,05 ±0,84) para os profissionais do CAPS-ad. No CAPS-adulto, o fator de menor satisfação está relacionado às condições do trabalho (média de 3,21 ±0,42). Conclui-se que investimentos são necessários nos serviços de saúde mental, visando melhoria no processo de trabalho, por meio de supervisões clínico-institucionais ou outras estratégias que possam contribuir para o aumento da satisfação dos profissionais com o trabalho e para melhor atendimento à população.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.