SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL // JOB SATISFACTION OF WORKERS OF CENTERS OF CENTERS PSYCHOSOCIAL ATTENTION

  • Ana Paula de Alvarenga Terra FAMEMA
  • Márcia Aparecida Padovan Otani Faculdade de Medicina de Marília
  • Antônio Carlos Siqueira Júnior

Resumo

RESUMO

A satisfação profissional é um importante elemento da relação do indivíduo com o seu trabalho. Considerando a importância desta e a relevância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como uma estratégia para o tratamento psiquiátrico fora do âmbito hospitalar, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação de trabalhadores de saúde mental que atuam em CAPS. Para coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe Técnica com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), aplicada a 17 trabalhadores de dois CAPS de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente, considerando a distribuição de freqüência absoluta e percentual, a média para as diversas variáveis e o cálculo de tendência central da amostra total. Os resultados revelaram que os profissionais são indiferentes quanto à satisfação profissional. A avaliação da satisfação global é maior no CAPS-adulto do que no CAPS-ad e a qualidade dos serviços oferecidos foi o fator com maior grau de satisfação em ambos. As relações interpessoais configuram-se como fator de menor satisfação (média de 3,05 ±0,84) para os profissionais do CAPS-ad. No CAPS-adulto, o fator de menor satisfação está relacionado às condições do trabalho (média de 3,21 ±0,42). Conclui-se que investimentos são necessários nos serviços de saúde mental, visando melhoria no processo de trabalho, por meio de supervisões clínico-institucionais ou outras estratégias que possam contribuir para o aumento da satisfação dos profissionais com o trabalho e para melhor atendimento à população. 

 

Biografia do Autor

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Terapêuta Ocupacional. Concluiu o Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

E-mail: anapaula-terra@hotmail.com 

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Doutora em Saúde Coletiva, professora da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Orientadora da pesquisa.

 Endereço para correspondência: Rua José de Grande, 332, Jardim Parati. CEP 17.519-470, Marília, Est. São Paulo, Brasil. Fone: (14)3402-1813.

E-mail: mm-otani@famema.br

Antônio Carlos Siqueira Júnior
Doutor em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Professor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Coordenador do Curso de Enfermagem da Famema. Co-orientador da pesquisa. E-mail: acsj@famema.br 
Publicado
2015-11-23
Como Citar
TERRA, Ana Paula de Alvarenga; OTANI, Márcia Aparecida Padovan; JÚNIOR, Antônio Carlos Siqueira. SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL // JOB SATISFACTION OF WORKERS OF CENTERS OF CENTERS PSYCHOSOCIAL ATTENTION. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 96-111, nov. 2015. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/941>. Acesso em: 28 apr. 2024.

Palavras-chave

Palavras-chave: Satisfação no emprego. Serviços de saúde mental. Equipe de assistência ao paciente. Atenção psicossocial //Key-words: Job satisfaction, Services in mental health, Team of assistance to the patient.