Jogos sérios no ensino/aprendizagem conceitual

  • Jorge Fonseca Trindade Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Portugal
  • Teresa Fonseca Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Portugal
  • Lara Trindade Center of Physics of Univ. of Coimbra, Coimbra, Portugal

Abstract

Estuda-se o impacto dos jogos sérios na aprendizagem conceitual em Física, utilizando o jogo Portal 2. A amostra da pesquisa consistiu em estudantes de engenharia do ensino superior politécnico com historial de insucesso escolar persistente. O grupo de controle foi ensinado através de um método de pesquisa guiada, enquanto o grupo experimental utilizou o Portal 2. Os resultados indicam que os alunos que utilizaram o jogo obtiveram melhores resultados na aprendizagem dos conceitos de Física, comparados ao grupo de controle, o que pode indiciar que, nas condições experimentais do estudo, os jogos sérios podem ser facilitadores da aprendizagem de conceitos.

Published
2018-10-18
How to Cite
TRINDADE, Jorge Fonseca; FONSECA, Teresa; TRINDADE, Lara. Jogos sérios no ensino/aprendizagem conceitual. Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 36-44, oct. 2018. ISSN 2447-5033. Available at: <https://revista.univem.edu.br/jadi/article/view/2749>. Date accessed: 20 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/jadi.v4i1.2749.