APRESENTAÇÃO  

 

A REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM apresenta o crescimento qualitativo dos trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso selecionados para a publicação nesta edição.

A iniciação científica é um instrumento básico de formação de recursos humanos qualificados, que possibilita introduzir os alunos de graduação em contato direto com a atividade científica e tecnológica e engajá-los na pesquisa, estimulando  o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade.

O Programa de Iniciação Científica do UNIVEM tem com o objetivo efetivar o processo de capacitação de estudantes de graduação, visando estabelecer mecanismos adequados de auxílio para a formação científica, tornando-o um indivíduo preparado para ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho e dar continuidade ao ensino em programas de pós-graduação.

O Programa de Iniciação Científica do UNIVEM conta com o auxílio dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do CNPq e da FAPESP, que tem por finalidade o despertar da vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. Recentemente, esse apoio foi estendido oferecendo bolsas do Programa Ciência sem Fronteira (CsF), para graduação sanduíche no estrangeiro.

Para concentrar as publicações de alunos do UNIVEM, esta é mais uma edição da REGRAD que traz alguns dos projetos em destaque no último ano.

 

Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira
Responsável pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do UNIVEM(NAPEx)   

Publicado: 2012-06-28